terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Dia 13 ( 22 de fevereiro) Cabo Frio e chegamos em casa






Passaram bemmmmmm devagar os kms entre São José dos Campos e Vila Velha. Parece que a estrada se alonga a medida que chegamos em casa. O calor nos acompanhou após a chuva que nos fez parar em SJC, o mesmo calor que, exceto ao cruzar a cordilheira, foi companheiro de garupa, de frente, de lado, vindo de cima, do asfalto, de tudo quanto é lado. Mas graças a Deus chegamos muito bem em casa, sem nenhum transtorno na estrada, sem nenhuma exposição a maus profissionais na estrada, sem nenhum erro de curvas, sem nenhum caminhão ou carro nos jogando para o acostamento, sem cair em nenhum buraco. Putz foi bom mesmo, parece que viajamos em um redoma de tranquilidade (ééé rezar dá certo, que me perdoem os céticos).
A passada foguete por Cabo Frio foi nota 10 e meu pai ficou realmente surpreso, deu para testar o coração do meu velho e ver que o bicho está bom mesmo.
Concluir a viagem foi fabuloso, olhar no odômetro da moto e ver todos os 9299,2 km passarem de forma rápida na cabeça foi reconfortante. Sensação de tarefa cumprida ? Sensção de conquista ? Sensação de vencer desafios? Sensação de superação ? Não, nada disso passava pela minha cabeça, somente a indescritível sensação dos abraços e beijos de Alessandra e Pedro ( que quis andar pela garagem na moto toda suja da viagem !!) e somente aquela imagem que agora tenho certeza que não sairá de meus olhos: o deserto com suas cores, com seu dourado ao pôr do sol, com seu azul de lápis de cor, com seu silêncio e seu vento ensurdecedor, tudo isso agora é meu, tudo isso é meu deserto, meu.

Abraços Luiz Lobato

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Dias 11 e 12 (20 e 21 de Fevereiro)






Deixamos a Argentina com extrema tranquilidade, abastecemos ( já quase sem Nafta !!!) no YPF da fronteira e com isso encaramos uma filinha !! Nada, mentira, tem fila para os brasileiros que vao lá abastecer e voltar para Foz mas para quem está de passagem entra direto.
Os tramites de fronteira foram muito rápidos e sem problemas (detalhes: 1. ZERO problemas com a Gendarmeria, fomos parados 01 vez e bati papo ameno e em outro momento eu parei para pedir informacoes sobre posto de gasolna; 2. em NENHUM momento nos solicitam a danada da CARTA VERDE). Paramos para a foto planejada em cima da ponte Tancredo Neves com um pé na Argentina e outro no Brasil. Nessa altura do campeonato já pirávamos por estar de volta ao Brasil ( sempre é assim, viajar é bom demais mas pisar em solo brasileiro é uma sensaçao única, quem já ouviu Tom Jobim ao pousar no Galeao que o diga!). Paramos em Foz já pensando em Cascavel e sendo assim o passeio pelas Cataratas que duraria cerca de 1h e 30' a 2horas seria demorado demais. Aí os dois marmanjos sem família para curtir o passeio resolveram faze-lo de forma rápida. Passeio rápido pelas Cataratas é igual a............HELICÓPTERO !!!! Hehehe !! Fomos mesmo, antes avisando nossas mulheres ( para provocá-las !!) pelo celular. Caraca !!! Como é legal, dura só 10 minutos mas vale cada centavo, ver aquele mundao de água de cima é fantástico, ve-se toda a área e o piloto faz manobras radicais ( pero no mucho!).
Depois de voar de helicóptero só podíamos melhorar ainda mais o dia encontrando com nossos amigos de Cascavel. O Sandro nos encontrou na entrada da cidade e depois de um banho para tirar o CCC ( CC de cordura !!) fomos perturbar o Zeca na fazenda ( o trem bao aquilo so !!) e depois encontramos com a galera do Cobras do Asfalto. Gente de primeirissima qualidade, atenciosos, super cordiais, "gente boa mas se puder evitar é bom!!!). Até parece... voces sao amigos eternos realmente e tudo iniciado com uma bateria em curto ( Santa Bateria, santos cátodos e anodos que resolveram embolar e fizeram nossa viagem ainda mais legal). Churrasco com lenha de verdade ( nao de carvao !) com carne macia, gostosa, cerveja gelada, vídeos de viagens, bons papos, inesquecíveis momentos. Vamos forçar a barra para Tiradentes 2010, quem sabe a turma vá lá ou melhor ainda: moqueca em Vila Velha !!! Isso seria bom demais.
Agora estamos no Ibis de SJCampos, nao deu para chegar em Resende como queriamos por causa da chuva. Amanha terminaremos a viagem dando uma passada em Cabo Frio para fazer uma surpresa para meu velho, é aniversário dele e, depois, rumar para casa, tirar foto do odometro, beijar e abraçar meus amores (minha mulher e meu filho) muito, muito, muito e agradece-los por todo o apoio, paciencia, ligacoes tarde da noite, procura por hoteis e informacoes extras para a nossa viagem...e por nos aguentar perto e longe.

Amanha posto de casa as fotos( O Elmo já está xingando) pq o Notebook do Silvinho nao está mais aguentando o tranco e os sacolejos da viagem. Bravo ASUS !!!

Abraços a todos
Luiz Lobato

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Dia 10 ( 19 de fevereiro) San Ignacio de Misiones



Não paramos em Posadas !!! Encontramos uma família de brasileiros em Itati e conversa vai, conversa vem trocamos informações e nos disseram para ficar aqui em San Ignacio. Cidade Jesuítica e com ruas largas onde até em Espetáculo de Imagens e Sons já fui parar. Nota 1000. Um calor danado por todo o dia e até agora. Na sala de internet do Hotel nao há aire e então estou a "derreteire" mas está valendo, Silvinho achou um cara que entende o Portunhol dele então está se fartando de falar, coitado estava mudo até agora...
Programação de amanhã: retornar ao Brasil via Foz, visitar as cataratas e depois rumar para a agradável Cascavel dos novos e já eternos amigos do Cobras do Asfalto que nos esperam por lá. Vamos perturbar a cabeca deles e como vai rolar um churrasco mesmo, o Silvinho vai poder finalmente sorrir com CARNE !!
Estamos no último dia na Argentina e eu confesso: estou encantado pelo povo local. É conpletamente diferente do que eu imaginava, pessoas sorridentes, de ótimo papo, prestativos, em suma do mesmo jeito do interior do Brasil.
Valeu amigos Argentinos, obrigado pela acolhida e retornaremos com certeza !!!

Abracos
Luiz Lobato

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Dias 8 e 9 Geiseres e Voltando para casa





Olá amigos já estamos na estrada voltando para casa desde ontem. É bom e ruim ao mesmo tempo:
Bom demais porque nao me aguento mais de saudades de Alessandra e de Pedro, tanto tempo assim longe é algo que beira o impossível.
Ruim demais porque o deserto não sai dos meus olhos impregnado de cores e de imensidão indescritíveis, de meus ouvidos na ausência de sons como um sugar contínuo de todo e qualquer ruido mas que à tarde comeca a acordar em um gigantesco vento que como já disse: lá nasce, não me sai também da pele no ressecamento e no frio que toca a pele.
A visita aos Geiseres com sua saída às 4h da manha é fria, muito fria. Chegamos lá por volta das 6h da matina e a temperatura na entrada do parque era de -4,-5ºC mas na área dos Geiseres parecia estar mais baixo ainda. Muito legal os jatos de água fervente a cerca de 80º, devido a altitude, 4300m. Saimos por volta de 14 horas, cruzamos Jama sem problemas e dormimos em Salta La Linda em um Hotel na praca do teleférico ( não recomendo) e não na praca principal ( erramos de praca) e hoje de manhã trocamos o ACEITE das motos na loja Kamar Sport Plaza - Yamaha porque não localizamos Suzuki e na Honda (Yuhmak) não podiam (?) nos atender: "estamos muito ocupados". Mas ao sair da cidade,ainda no centro encontramos uma loja Suzuki por acaso e depois posto o endereco aqui.
Agora estamos em Presidencia Roque Saenz Pena, no meio do Chaco, e estamos sendo MUITO bem atendidos. Pessoas cordiais no Hotel Presidente a baixo preco, rodamos por lojas e tivemos ótimo atendimento. A região tem enfoque agrícola, no passado algodão era a principal atividade mas a soja tem tomado o espaco com plantações sendo na sua maioria controlada por pessoas de Córdoba. As ruas sao asfaltadas, há restaurantes, bancos e intenso movimento que segundo informacoes que colhi reflete o impacto que a cidade exerce nos 250km ao seu redor. Ou seja o Chaco vive e nao se resume aos guardas da estrada. Vale a pena dormir aqui, tomar umas Quilmes, conversar com os Argentinos que, por estas estradas têm se mostrado pessoas amáveis e dispostas a agradáveis e longas conversas, até se dispuseram a fazer uma camisa na hora para meu filho com um logo do Chaco( Salve El Maestro e família).
Amanhã iremos até Posadas e no sábado depois de Foz pousaremos em Cascavel.

Abracos a todos, amanhã com fotos.
Luiz Lobato

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Dias 6 e 7 (15 e 16 de Fevereiro) Costa a Costa de moto!!!!






Ontem chegamos ao ponto extremo dos deslocamentos previstos de moto e sendo assim para as Vs já estamos de volta para casa. As 2 pretonas estao perfeitas e adorando as estradas sem buracos, porém quentes, bem quentes. Fomos a Antofagasta e colocamos os pés e mãos no Pacífico ( autentica Coast to Coast) e nao entramos porque nao achamos uma praia bonitona com areias brancas e brisa suave !! Mentira: estávamos com tempo escasso e sem coragem de encarar a água fria. Fomos ainda a La Mano del Desierto e batemos as fotos que marcam o nosso extremo na viagem. Num posto COPEC no trevo de Antofagasta fomos atendidos por uma chilena que morou 10 anos em SP e pudemos conversar em ótimo portugues, Silvinho ( que fala pacas!!) pode finalmente conversar com alguém além do intérprete dele aqui!! Fizemos fotos lindas na estrada voltando de Antofagasta ao por do sol.
Hoje deixamos as motos descansando e fizemos o passeio das lagunas altiplanicas ( muito legal com uma turma chilena e alemã).
Programação: Geiseres pela manhã e volver a Argentina à tarde até Salta onde trocaremos o óleo na 5a.

Abraços a todos.
Luiz Lobato

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

DIAS 3, 4 e 5 Chegamos a San Pedro de Atacama !





Dizer que foram fáceis, fáceis esses dias é mentira, mas que foram muito bons foram. Resumindo ( quando chegar em casa edito esta postagem e acrescento mais) saímos de Cascavel, bem nao saimos pq a bateria de minha moto acabou - fechou curto, sendo assim passamos a manha na Suzuki de Cascavel com assistencia dos mecanicos Klaus e Maurilio. A FIPAL é maneira e o Alberto chamou ainda o Rafael, Sandro e Zeca Zardo uma galera motociclista da melhor espécie que deu várias dicas enquanto a nova bateria era preparada. Fomos ao Show rural e lá babei com várias máquinas agrícolas ( Pedro que é louco po implementos vai ficar doido com as fotos) VALEU ZECA!
Bateria pronta, rumamos para Posadas ( nao deu para chegar em Corrientes). Dormimos logo na entrada da cidade e no dia seguinte tentaríamos chegar em SALTA, mas nao deu e dormimos num pulgueiro em Joaquin V Goncales ( tinha CORSO de carnaval na cidade ainda por cima - mas nem vimos devido ao sono).
Ontem saimos de J.Goncales e tocamos para a Cordilheira, depois do estradao ate Jujuy comecamos a subida, como nao abasttecemos em Jujuy fomos ate Tilcara e subimos. Caraca que negocio de doido, nos 42 km iniciais (ate 4117) foi tudo beleza com caloraco! Passamos a fronteira sem problemas mas qdo chegamos a 4831m o "trem" comecoou a ficar feio ( ou frio rsrsr) coloca blusa, luva e tome vento e tome vento. Cheguei a uma conclusao o vento nasce ali e nasce berrando igual neném mas com uma forca titanica, as Vs ficavam de lado muito legal mesmo, experiencia fantastica.

Problemas no percurso 1 .demos bobeira de subir tendo comido pouco e ficamos com fome no frio e Silvinho ficou meio mole, 2. Colocamos as roupas de frio só ao sentir frio ( caraca como gelou), 3. San Pedro de atacama lotado e estamos sem reservas.

Guardas do Chaco nao nos perturbaram, para dizer a verdade pararam uma vez e nao pediram documentos, conversei um bocado com um deles sobre clima, estradas, etc e liberou-nos para seguir com um va com Deus. É horrível a situacao daqueles caras, nao sou militar mas deixar um cara sozinho no meio do nada daquele jeito chega a ser desumano, bem é minha opiniao.
Hoje vamos a Antofagasta ( Mano e mar) e voltaremos para algum hotel ( vamos tentar agora).

Abs Luiz LObato

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Dia 2 ( 11/02/2010) Botucatu a Cascavel






Chegamos em 11/02 ä noite em Cascavel PR, depois de ma parada técnica, longa< em Londrina para trocar as pastilhas de freio traseiro de minha moto ( nao trocaram em Vila Velha como eu pedi !!) e para surecar ( cortar muito baixo e com muuuiiitas falhas) o meu cabelo com uma barbeira em Londrina próximo a Suzuki.

Viagem com calor e muita chuva e margens de estradas contornadas por soja a perder de vista e implementos agrícolas maneiros ( meu filho vai adorar as fotos!)

Hoje vamos passar em Foz e entrar na Argentina até Corrientes.
Abracos Luiz Lobato

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Dia 1 Vila Velha a Botucatu - como viemos parar aqui !!!

Depois de 800 km de sol,sol,sol com sensação térmica de uns 50 graus no Rio e 300 km de chuva,chuva,chuva viemos parar, devido a erro de navegação do mané aqui, em Botucatu. Era para desviar do trânsito de SP mas não precisava exagerar !! Bem, amanhã sairemos pela SP 300 para Bauru e de lá para Foz, parando em Londrina para uns ajustes nas motocas antes da Argentina / Chile.Ah! Iremos nas Cataratas que estão em plenitude conforme dica de minha co piloto(mesmo q de casa)!!! Tudo graças a Deus em paz.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Vs na estrada! Chegando a hora !





Hoje colocamos as motos na estrada para uma testada antes da viagem. Estão quase prontas faltando pequenos ajustes: Pneus na minha e uma regulagem na suspensão dianteira da do Silvinho. Mas o passeio foi nota 10. Um calor danado que foi muito bom para o que nos espera no Chaco. O Camelback manteve a água gelada por umas 3 horas depois foi esquentando e virando água quente para chá !!!! Meu GPS um Nuvi205w deu conta do recado e o suporte feito pelo amigo Sérgio da GPSBH ficou perfeito, apenas limitado por chuva (vou colocar um rolo de filme de PVC na mala !!!) e em alguns horários por reflexos na tela.

Está indo tudo bem e a ansiedade vai aumentando, uns ajustes de última hora no roteiro e outras dicas estão apontando para reduzir o 1o dia para cerca de 1100 km, dormir em Foz no 2o dia e dividir o Chaco em 2 dias, isso se não conseguirmos chegar a Corrientes ( e não Posadas)no 2o dia.

Seguem algumas fotos de hoje.
Abraços Luiz Lobato

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Preparativos 2 - e mail enviado !

Olá amigos, como muitos de vocês já sabem eu e Silvinho pegaremos a estrada na 4a feira próxima, dia 10. Dessa vez resolvemos escolher um passeio logo ali como se fala em Minas: Vamos conhecer o deserto do Atacama na sua parte norte ( San Pedro de Atacama) e de lá botar o pé no Pacífico num autêntico COAST TO COAST ( Costa a Costa) e voltar para casa. Na ida passaremos por lugares interessantes e muito diferentes para nós moradores do sudeste. Cruzaremos a fronteira em Foz do Iguaçu e de lá pelo Chaco Argentino( região quente de loooooooongas retas) chegaremos à Salta, La Linda, onde aclimataremos por 2 dias para ganhar a Cordilheira passando pelo Paso de Jama. A altitude máxima no trecho será de 4822m com temperaturas previstas até -5º C. Descansaremos em San Pedro de Atacama de lá iremos para Antofagasta onde queremos chegar na MANO DEL DESIERTO e comeremos um CEVICHE tomando uma gelada no capricho e voltaremos pelo mesmo caminho ( não temos tempo para mais!!!).

Nossas esposas e filhos ficarão por aqui naquela apreensão silenciosa de loucas companheiras de motociclistas loucos. Quero dividir com vocês a ansiedade desses preparativos mas principalmente as alegrias da viagem. Todos nós sabemos como é bom motocar, a sensação é inexplicável, minha mãe costumava falar que como eu não tenho cavalos e campinas, cavalgo em motocas em belas estradas e... ela estava certa.

Sendo assim segue o nosso blog onde colocaremos nosso passeio e contamos com o apoio de todos.

www.expedicaodamoquecaaoceviche.blogspot.com

Valeu moçada gente fina !!

Luiz Lobato

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Preparativos ( e tome papel...)


Vou contar uma coisa para vocês: Tome papelada! É tanta lei, tanto detalhe que às vezes dá uma confusão, rsrsrs. Mas nos próximos dias, assim que resolvermos todas as burocracias vou tentar colocar um check list compacto para como viajar de moto para fora do Brasil. Mas digo: é bom demais preparar. Nesta semana e na próxima as motocas vão para o estaleiro para dar aquela preparada pré viagem. Vamos fazer revisã completa e trocar os jogos de pneus afinal os quase 9000 km provavelmente devorarão os danados com prazer !

O bom de preparar também é ir refrescando com uma gelada, afinal ainda estamos longe do Chaco Argentino mas o calor aqui em Vila Velha este ano está sendo uma prévia do que encontraremos.

Abs
Luiz Lobato

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O que faremos !!

Olá amigos, esse negócio de planejar viagem é bom mesmo mas, de fato a cada etapa concluída, vai aumentando a ansiedade de botar o pneu na estrada. A estrada dessa vez será longa mas será muito boa.
A partida será de Vila Velha ES e daqui o caminho passará por São Paulo, Foz do Iguaçu, Corrientes (já na Argentina), Chaco Argentino, Salta, Susques, entrar no Chile pelo Paso de Jama ( e que venha o oxigênio !!), San Pedro de Atacama e Antofagasta. O retorno será pelo mesmo caminho porque o tempo não permite mais curtição. Falando em datas: saída em 10 de Fevereiro de 2010 e retorno programado para 24 de Fevereiro de 2010 e que Deus nos abençoe.
Estaremos nessa aventura eu e Silvinho grande amigo e parceiro de kms e kms sempre com ótimo humor e determinação, essenciais em bons passeios.
Acompanhem nossa Expedição, passem os olhos pelos textos e imagens, opinem e que as informações aqui postadas façam os que por ali já passaram lembrar com emoção dos belos lugares e, aos que ainda não foram, sirvam de inspiração.
Abraços e ótima viagem Luiz Lobato e Silvinho.